Percepção sensorial de consumidores de café em função de diferentes genótipos e métodos de extração
DOI:
https://doi.org/10.5039/agraria.v19i3a3489Palavras-chave:
aceitação, bebida, consumo, perfil sensorial, especialResumo
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com características organolépticas únicas de aroma e sabor, variando, também, pelos diversos métodos de extração. Portanto, o objetivo deste trabalho foi investigar se diferentes genótipos de café arábica preparados por vários métodos de extração influenciariam a percepção sensorial e os julgamentos hedônicos de consumidores amadores de café especial. Um experimento de grande amostra (n = 270) foi conduzido em uma cafeteria da Universidade Federal de Lavras e os participantes foram divididos em três grupos de acordo com os genótipos avaliados (Bourbon Amarelo, Pacamara e Híbrido de Timor), que degustaram quatro amostras, variando quanto aos métodos de extração (Filtrado Convencional, Hario V60, Prensa Francesa e Espresso). Para tanto, foram utilizadas técnicas de análise multivariada e variância. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que há alteração na percepção sensorial de aromas e sabores dos cafés em todos os genótipos estudados nos quatro métodos de extração, bem como na aceitação e intenção de compra pelos consumidores.
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