Estrobilurinas e carboxamidas na fisiologia e manejo de Alternaria sp. do tomateiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v17i1a151

Palavras-chave:

fotossíntese, fungicidas, fluorescência, Solanum lycopersicum L

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de fungicidas à base de estrobilurinas e carboxamidas na fisiologia, manejo de Alternaria sp. e produção de frutos de tomate em ambiente protegido. Dois experimentos foram realizados em Salto-SP em 2018 e 2019. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com sete tratamentos: controle inoculado (aplicação de água e inóculo com Altenaria sp.), Controle absoluto (aplicação de água), azoxistrobina, boscalida, boscalida + azoxistrobina, piraclostrobina e boscalida + piraclostrobina e cinco repetições. Para verificar a eficiência fotossintética das plantas, foram realizadas análises da fluorescência da clorofila a e das trocas gasosas foliares aos 50, 95 e 120 DAT. Verificou-se também a severidade da doença (%) e pôr fim a produção total e comercial dos frutos. Pelos resultados, nas condições desta pesquisa, a aplicação dos fungicidas testados promoveram respostas fisiológicas positivas em plantas de tomateiro, controlando a pinta-preta e aumentando a produção de frutos. A aplicação dos fungicidas boscalida e azoxistrobina + boscalida pode ser uma ferramenta de manejo para Alternaria sp. no cultivo do tomateiro, por controlar a evolução da doença, bem como para promover melhores respostas fisiológicas e produtivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Santana Aires, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, DTCS-Juazeiro, mestre em Agronomia área de concentração: Horticultura Irrigada, na mesma instituição. Doutorando em Agronomia: Horticultura da UNESP (FCA-Botucatu). 

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Walter Jacobelis Junior, Eduardo Santana Aires, Andrew Kim Lopes Ferraz, Elizabeth Orika Ono, & João Domingos Rodrigues. (2021). Estrobilurinas e carboxamidas na fisiologia e manejo de Alternaria sp. do tomateiro. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 17(1), 1-8. https://doi.org/10.5039/agraria.v17i1a151

Edição

Seção

Agronomia