Predação de Ceraeochrysa cubana (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae) sobre Hyadaphis foeniculi (Passerini) (Hemiptera: Aphididae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v14i4a5878

Palavras-chave:

afídeos, taxa de consumo, erva-doce, crisopídeo

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar o consumo de Hyadaphis foeniculi por larvas de Ceraeochrysa cubana em função das densidades e fases da presa, bem como o tempo de busca e de manuseio do predador em função do ínstar e da sua experiência prévia de alimentação. Para avaliação da taxa de predação foram utilizadas larvas de 1º, 2º e 3º ínstares de C. cubana, as quais foram alimentadas com pulgões de 1º e 2º ínstares, pulgões de 3º e 4º ínstares e pulgões de diferentes ínstares, em três densidades. Para avaliação do tempo de busca e de manuseio, larvas do crisopídeo foram submetidas a diferentes regimes alimentares prévios: larvas de 2º ínstar, alimentadas no 1º ínstar com ovos de Anagasta kuehniella; larvas de 2º ínstar, alimentadas no 1º ínstar com H. foeniculi; larvas de 3º ínstar, alimentadas no 1º e 2º ínstares com ovos de A. kuehniella; larvas de 3º ínstar, alimentadas no 1º ínstar com ovos de A. kuehniella e, no 2º ínstar, com H. foeniculi; larvas de 3º ínstar, alimentadas no 1º e 2º ínstares com H. foeniculi. Pode-se concluir que a taxa de predação diária de C. cubana é influenciada pelas densidades e ínstares de H. foeniculi, mas os tempos de busca e de manuseio do predador não são influenciados pelas dietas ofertadas em seus estádios precedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Marciene Dantas Moreira, Gilmar da Silva Nunes, Robério de Oliveira, & Jacinto de Luna Batista. (2021). Predação de Ceraeochrysa cubana (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae) sobre Hyadaphis foeniculi (Passerini) (Hemiptera: Aphididae). Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 14(4), 1-6. https://doi.org/10.5039/agraria.v14i4a5878

Edição

Seção

Agronomia