Composição florística, fitossociologia e diversidade de plantas daninhas no cultivo da cebolinha (Allium schoenoprasum L.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v14i3a5663

Palavras-chave:

alelopatia, competição, Eleusine indica, Hediothys corymbosa, hortaliças

Resumo

Avaliação da composição florística, da fitossociologia e da diversidade de comunidades de plantas daninhas são cruciais para o controle dessas espécies no cultivo de cebolinha. Um levantamento foi realizado em dois campos cultivados com cebolinha no estado do Maranhão. O objetivo foi identificar a flora de plantas daninhas e as espécies mais importantes associadas à cebolinha. O levantamento foi realizado pelo método quadrado inventário com 30 amostras em cada campo de cebolinha. Os parâmetros fitossociológicos avaliados foram a densidade, a frequência, a abundância e o valor de importância de cada espécie. A diversidade florística foi avaliada pelo Índice de Diversidade de Shannon. Foram registrados 3.689 indivíduos de 36 espécies e 16 famílias. As duas famílias com maior riqueza de espécies foram Poaceae (n= 7) e Cyperaceae (n = 5). Catucá teve o maior número de espécies (30). As espécies mais importantes baseadas no valor de importância foram Hediotys corymbosa, Schoenoplectus juncoides e Ludwigia octovalvis, em Areal e Eleusine indica, Trianthema portulacastrum e Cyperus iria em Catucá. A diversidade florística foi maior em Areal (H’ = 5.21 nats. ind-1). Estes resultados podem contribuir para melhorar o manejo de plantas daninhas no cultivo de cebolinha no estado do Maranhão, nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Daniele dos Santos de Amorim, & Mario Luiz Ribeiro Mesquita. (2019). Composição florística, fitossociologia e diversidade de plantas daninhas no cultivo da cebolinha (Allium schoenoprasum L.). Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 14(3), 1-7. https://doi.org/10.5039/agraria.v14i3a5663

Edição

Seção

Agronomia