Parâmetros mecânicos de um solo construído sob intensidades de tráfego no Sul do Brasil

Autores

  • Claudia Liane Rodrigues de Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Manke de Lima Vellar Universidade Federal de Pelotas
  • Eloy Antonio Pauletto Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Fernando Spinelli Pinto Universidade Federal de Pelotas
  • Ivana Kruger Tuchtenhagen Universidade Federal de Pelotas
  • Wildon Panziera Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v13i2a5535

Palavras-chave:

densidade do solo, grau de compactação, resistência a penetração, compressibilidade do solo, porosidade do solo

Resumo

O intenso tráfego de máquinas tem alterado a qualidade física do solo. Com o propósito de encontrar limites críticos de parâmetros físicos e alternativas viáveis para minimizar a degradação do solo, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes eventos de tráfego em parâmetros físicos de um solo construído em Candiota, RS. Foi avaliada a densidade (Ds), a porosidade, a condutividade hidráulica de solo saturado (Ks), a resistência à penetração (RP) e parâmetros compressivos do solo. Diferentes eventos de tráfego foram simulados durante o processo de reconstrução de um solo construído em área de mineração com trator de esteira: zero (ET0), um (ET1), três (ET3), cinco (ET5) e oito (ET8) passadas de trator. Imediatamente após a recomposição topográfica e após o trafego de trator de esteira (linha) foram coletadas amostras com estrutura alterada e inalterada nas cama­das de 0,00 a 0,10 m e 0,10 a 0,20 m. A condutividade hidráulica de solo saturado, a resistência á penetração e os parâmetros compressivos foram sensíveis para detectar alterações em solos construídos submetidos a diferentes intensidades de trafego. Em todas as intensidades de tráfego, a RP foi mais alta daquela considerada critica (2000 kPa) ao adequado crescimento de culturas. A minimização da intensidade do tráfego de máquinas pode ser efetiva alternativa para mitigar a compactação de solos construídos. Estudos adicionais são necessários para obtenção de viáveis alternativas que forneçam condições adequadas para o desenvolvimento de culturas nestas áreas.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Claudia Liane Rodrigues de Lima, Roberta Manke de Lima Vellar, Eloy Antonio Pauletto, Luiz Fernando Spinelli Pinto, Ivana Kruger Tuchtenhagen, & Wildon Panziera. (2018). Parâmetros mecânicos de um solo construído sob intensidades de tráfego no Sul do Brasil. Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 13(2), 1-7. https://doi.org/10.5039/agraria.v13i2a5535

Edição

Seção

Engenharia Agrícola