Parâmetros mecânicos de um solo construído sob intensidades de tráfego no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5039/agraria.v13i2a5535Palavras-chave:
densidade do solo, grau de compactação, resistência a penetração, compressibilidade do solo, porosidade do soloResumo
O intenso tráfego de máquinas tem alterado a qualidade física do solo. Com o propósito de encontrar limites críticos de parâmetros físicos e alternativas viáveis para minimizar a degradação do solo, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes eventos de tráfego em parâmetros físicos de um solo construído em Candiota, RS. Foi avaliada a densidade (Ds), a porosidade, a condutividade hidráulica de solo saturado (Ks), a resistência à penetração (RP) e parâmetros compressivos do solo. Diferentes eventos de tráfego foram simulados durante o processo de reconstrução de um solo construído em área de mineração com trator de esteira: zero (ET0), um (ET1), três (ET3), cinco (ET5) e oito (ET8) passadas de trator. Imediatamente após a recomposição topográfica e após o trafego de trator de esteira (linha) foram coletadas amostras com estrutura alterada e inalterada nas camadas de 0,00 a 0,10 m e 0,10 a 0,20 m. A condutividade hidráulica de solo saturado, a resistência á penetração e os parâmetros compressivos foram sensíveis para detectar alterações em solos construídos submetidos a diferentes intensidades de trafego. Em todas as intensidades de tráfego, a RP foi mais alta daquela considerada critica (2000 kPa) ao adequado crescimento de culturas. A minimização da intensidade do tráfego de máquinas pode ser efetiva alternativa para mitigar a compactação de solos construídos. Estudos adicionais são necessários para obtenção de viáveis alternativas que forneçam condições adequadas para o desenvolvimento de culturas nestas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.