Aspectos morfo-anatômicos do fruto, semente e desenvolvimento pós-seminal e emergência de plântulas de mari (Poraqueiba paraensis Ducke)

Autores

  • Paulo Silva dos Santos Universidade Estadual do Amapá
  • Clodoaldo Marques da Costa Universidade Estadual do Amapá
  • Maricélia Moreira dos Santos Universidade Estadual do Amapá
  • Pedro Cassio da Silva Pantoja Universidade Estadual do Amapá
  • Frank Gomes Vales Universidade Estadual do Amapá
  • Robson Borges de Lima Universidade Estadual do Amapá
  • Breno Marques da Silva e Silva Universidade Estadual do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v13i1a5508

Palavras-chave:

fruto, semente, germinação, Icacinaceae

Resumo

Poraqueiba paraensis Ducke, conhecido como mari, é uma árvore frutífera amazônica utilizada para a silvicultura urbana, mas para a identificação florística e a tecnologia de sementes, as informações básicas sobre a biologia e a produção de mudas mari são incipientes. O objetivo no presente trabalho foi descrever a morfo-anatomia do fruto, sementes e desenvolvimento pós-seminal e avaliar a emergência de plântulas de P. paraensis. Para a descrição morfoanatômica de tento, os frutos, as sementes e as plântulas foram avaliados por meio de estéreo-microscopia, microscopia óptica e eletrônica de varredura. Os frutos são drupáceos, oblongos a elípticos, monospérmicos, suculentos, indeiscentes, com pedúnculo não articulado, com aproximadamente 7,0 cm de comprimento, 4,0 cm de largura e 69,5 g de massa fresca. As sementes são albuminosas, oblongo-elípticas, com tegumento liso, cor marrom, membrano-cartáceos, com rafe longitudinalmente visível, micropila circular e hilo circulares, em que suas dimensões são aproximadamente 6,9 cm de comprimento, 3,5 cm de largura e 53,4 g de massa fresca. A germinação é epígea, com cotilédones foliares opostos, estômatos paracíticos na face abaxial da folha e raros tricomas na nervura das folhas. A remoção de epicarpo e mesocarpo do fruto não influencia na emergência de plântulas de P. paraensis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-31

Como Citar

Paulo Silva dos Santos, Clodoaldo Marques da Costa, Maricélia Moreira dos Santos, Pedro Cassio da Silva Pantoja, Frank Gomes Vales, Robson Borges de Lima, & Breno Marques da Silva e Silva. (2018). Aspectos morfo-anatômicos do fruto, semente e desenvolvimento pós-seminal e emergência de plântulas de mari (Poraqueiba paraensis Ducke). Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 13(1), 1-7. https://doi.org/10.5039/agraria.v13i1a5508

Edição

Seção

Ciências Florestais