Fotorrespiração e metabolismo antioxidante em plantas jovens de seringueira cultivadas sob diferentes fontes de nitrogênio (NO3- e NH4+)

Autores

  • Marília Mércia Lima Carvalho Carneiro Universidade Federal de Lavras
  • Marcelo Pedrosa Gomes Université du Quebèc à Montreal
  • Hugo Rafael Bentzen Santos Universidade Federal de Lavras
  • Michele Valquíria dos Reis Universidade Federal de Lavras
  • Ane Marcela das Chagas Mendonça Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Edson Mota de Oliveira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5039/agraria.v10i1a4941

Palavras-chave:

enzimas antioxidantes, fontes nitrogenadas, fluorescência da clorofila, Hevea brasiliensis, trocas gasosas

Resumo

Neste estudo foram avaliados os efeitos do nitrato (NO3-), amônio (NH4+) e da ausência de nitrogênio (N) na fotossíntese, no processo fotorrespiratório e no metabolismo antioxidante de plantas jovens de seringueira. As plantas foram cultivadas em areia, irrigadas com solução nutritiva de Bolle-Jones, com N na concentração de 8mM nas proporções NO3-/NH4+: 8/0, 0/8 e 0/0. As trocas gasosas, fluorescência da clorofila a, fotorrespiração e a atividade das enzimas antioxidantes em folhas (SOD, CAT e APX) foram mensuradas. A taxa assimilatória líquida de CO2 (A) e a taxa de transporte de elétrons (ETR) foram maiores nas plantas cultivadas com NO3-. Menor ETR e maior atividade fotorrespiratória foram observadas em plantas cultivadas na presença de NH4+. A atividade da SOD foi maior nas plantas cultivadas na presença de N. Menor atividade da CAT e maior atividade da APX foram encontradas nas plantas cultivadas com NO3-. As plantas cultivadas na ausência de N apresentaram os menores valores de A. Portanto, verificou-se que as diferentes fontes de N afetaram significativamente o processo fotossintético em plantas de seringueira e o cultivo na presença de NH4+ favoreceu a fotorrespiração nessas plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Marília Mércia Lima Carvalho Carneiro, Marcelo Pedrosa Gomes, Hugo Rafael Bentzen Santos, Michele Valquíria dos Reis, Ane Marcela das Chagas Mendonça, & Luiz Edson Mota de Oliveira. (2015). Fotorrespiração e metabolismo antioxidante em plantas jovens de seringueira cultivadas sob diferentes fontes de nitrogênio (NO3- e NH4+). Revista Brasileira De Ciências Agrárias, 10(1), 66-73. https://doi.org/10.5039/agraria.v10i1a4941

Edição

Seção

Agronomia